DIÁRIO DE LEITURA : LENDO EM INGLÊS #1

Para aqueles que conhecem o idioma de origem do livro, a leitura das continuações é mais fácil. Não há a necessidade de esperar todo o trabalho de tradução, revisão e as demais democracias das editoras nacionais. Principalmente no caso de séries do gênero fantasia, a espera se estende por incontáveis anos. Para piorar, pode ser que uma série que você goste seja cancelada em seu pais. Te resta duas escolhas - ler no idioma de origem ou não ler.

Dessa forma, conhecer o idioma inglês é um desejo de muitos. A maioria, é impedida por uma pequena dificuldade: 

COMO COMEÇAR ?



Particularmente, não sou nenhum expert na língua e muito menos tenho uma vasta experiência. Terminei recentemente meu primeiro livro: Harry Potter and The Philosopher's Stone, mas há um ano quero começar a ler em inglês. No entanto, uma voz dentro de mim gritava - você não vai conseguir.

Sim, eu consegui e aqui no blog criarei um diário de leitura para leituras em inglês. O principal objetivo é fazer com que você, que quer ler em inglês, leia. Assim sendo, a cada livro que eu finalizar, trarei uma dica importante para te auxiliar nesse processo de aprendizagem. Então, vamos à dica de hoje.


DICA 1: LIVRO QUE VOCÊ JÁ LEU

Para começar, uma dica importante é ler livros que você já leu em português. Como você já sabe o que acontece na história e a narrativa não trará uma grande revelação, ou pelo menos, nada que já não tenha sido dito antes, é fácil deduzir algumas palavras pelo contexto sem a necessidade de apelar para um dicionário ou tradutor à cada desconhecida que surja.

Além de induzir palavras pelo contexto, quando você já sabe o que acontece na história, caso em algum determinado momento a  narrativa se torne confusa, você pode desacelerar o ritmo e identificar palavras de seu conhecimento para encaixar na história que você já sabe.

Por último, caso você tenha o livro em português, consulte-o caso a situação aperte. O objetivo não é traduzir, mas entender a mensagem que ele passa para depois tentar absorver a mesma mensagem em outra língua.

Seja qual for sua dificuldade, não desista. Particularmente, senti cerca dificuldade para me acostumar com a escrita da J. K. Rowling. Ademais, quando me acostumei, a leitura fluiu de forma impressionante. Persista!

Espero que tenham gostado da dica e logo logo trarei outra dica para vocês! =D

 Harry Potter and The Philosopher's Stone 
 J. K. Rowling
 Bloomsbury 
 368
"When a letter arrives for unhappy but ordinary Harry Potter, a decade-old secret is revealed to him that apparently he's the last to know. His parents were wizards, killed by a Dark Lord's curse when Harry was just a baby, and which he somehow survived. Leaving his unsympathetic aunt and uncle for Hogwarts, a wizarding school brimming with ghosts and enchantments, Harry stumbles upon a sinister mystery when he finds a three-headed dog guarding a room on the third floor. Then he hears of a missing stone with astonishing powers which could be valuable, dangerous - or both. An incredible adventure is about to begin!"




My Instagram