RESENHA : RIO DOS VENTOS | BOM DIA LIVROS

Bom Dia, amigos! Como vão?

Você é daquele tipo de pessoa que ainda mantém um certo receio ao adicionar um livro nacional em sua lista de leitura? Com essa resenha, prometo que você mudará de ideia! Vamos para o que importa!img_4513

INFORMAÇÕES TÉCNICAS:


Título: Rio dos Ventos // Autor: Fabiano Alexandria // Editora: Autografia  // Páginas: 222

Os leitores que tem o costume de me acompanhar, sabem que não sou tão exigente com os livros. No entanto, quando me refiro a suspenses, cada detalhe é levado em conta na hora da resenha.



rdvSINOPSE:


Em Rio dos Ventos, o autor Fabiano Alexandria conta uma história de mistério que cerca os frades Antônio e Ângelo do convento Santo Antônio, parte do complexo São Francisco. O local iniciou suas construções em 1588 e, desde então, conta com diversas histórias, entre elas, a lenda de um túnel escondido que serviria como rota de fuga durante as invasões holandesas. O que de repente surpreende os frades é que a história não é apenas uma lenda.

Além deles descobrirem que o misterioso túnel existe, revela-se que outras pessoas perigosas também sabiam sobre o local, o que os põe em perigo. Ao mesmo tempo, Bernard e Vanessa, dois investigadores da polícia, descobrem uma sequência de assassinatos ligados ao túnel, e uma narrativa incrível começa a se desenrolar em Rio dos Ventos.


"Desde os primórdios, o motivo que move o mundo é exatamente aquilo que leva as pessoas a pensarem no dinheiro, no poder, no sexo, na fé ou na ambição. É a sensação que o ser humano tem de estar saciado que move o mundo - é o desejo." -Página 144

img_4514
  Cada gênero literário tem sua forma de condução de narrativa. No entanto, em minha visão, a forma de conduzir a narrativa de um romance policial é divergente de todas as outras, já que o enredo deve prender o leitor e ao mesmo tempo, afastá-lo de toda a obviedade para surpreender a cada momento. Algumas dessas características, são observadas com a constância de bons livros do gênero em questão. Dessa forma, a chave para o sucesso é escrever o que gostaria de se ler.           Nesse viés, ao iniciar os hábitos literários aos 4 anos de idade e ser fã incalculável de romances policiais, Fabiano Alexandria faz jus aos anos de leitura para replicar tudo o que há de melhor em "Rio dos Ventos", tirando o fôlego e criando expectativas em quem lê.

  No quesito cultura e informação, o livro é relevantemente enaltecido e esclarecedor ao abordar aspectos históricos de João Pessoa, Paraíba (onde a trama se passa).   Tanto construções e monumentos históricos quanto temas diversos de acontecidos prévios são retratados, assim como as invasões holandesas no Brasil. Além disso, relíquias históricas e tesouros da igreja existentes são a chave para investigações ao decorrer da investigação.

  Para provar para vocês o quanto as informações precisas são um patrimônio de sua cidade de origem, a obra será adotada como paradidática (material que auxiliam no ensino de uma disciplina) em um dos colégios mais conceituados de João Pessoa no próximo ano. O objetivo é fazer com que cada habitante da cidade saiba um pouco mais sobre suas origens, histórias e dramas vividos.

img_4515
  Um dos fatores que mais me chamou atenção, foi a relação entre os personagens. Os principais protagonistas são abordados com magnificência. Seus desejos, ações e principalmente observações são aprofundados e muito bem desenvolvidos. A junção dos conhecimentos médicos e policiais apreciados pelos personagens são intrigantes.

  As informações das investigações em andamento são expostas momentaneamente e não são desvendadas apenas no final, o que faz com que os leitores não se sintam deslocados e perdidos. Esse fator, no entanto, não impossibilita a surpresa no desenrolar final. Muito pelo contrário! Quando chegamos ao fim do livro, somos entorpecidos ao perceber que duas situações de ápice são criadas: uma em consequência da outra.

NOTA: 10/10 + FAVORITO

  Se você tem feição por suspenses, mistérios e investigações, aqui fica minha forte recomendação de leitura. Utilizando as próprias palavras do autor, no fim, tudo é aprendizado. Tudo o que tinha para ser apenas mais uma leitura, se converteu orgulhosamente em uma leitura nacional qualificada como a terceira melhor do ano até o presente momento. O livro está disponível em versão física e também e-book.

Narra tão bem quanto Stephen King, investiga à moda de Dan Brown

Um abraço, até mais!
COMPRE O LIVRO EM: AMAZON // SARAIVA.

LEMBRETE: ATÉ O DIA 10/07 O AUTOR ESTARÁ FECHANDO PARCERIA COM PRODUTORES DE CONTEÚDO. ENTRE EM CONTATO: Fabiano Alexandria








My Instagram